Módulo de Produção Editorial
O mercado editorial, assim como diversos outros setores, vive um momento de disrupção impulsionado pela era digital. A ascensão da inteligência artificial (IA) redefine os modelos de negócio, processos produtivos e a forma como o conteúdo é criado, distribuído e consumido.
360 horas de vídeoaulas
13/03/2025
EAD ao Vivo
24 x R$549,00
Dias da semana
19h00 às 21h10
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
*Ao preencher este campo, você autoriza a LabPub a enviar comunicações de promoção para este contato.
O mercado editorial, assim como diversos outros setores, vive um momento de disrupção impulsionado pela era digital. A ascensão da inteligência artificial (IA) redefine os modelos de negócio, processos produtivos e a forma como o conteúdo é criado, distribuído e consumido.
Nesse contexto, a demanda por profissionais que dominam a IA e suas aplicações no mercado editorial cresce exponencialmente. Editoras, empresas de tecnologia, agências e startups buscam por talentos capazes de liderar a transformação digital, impulsionar a inovação e garantir a competitividade em um cenário cada vez mais competitivo.
Um Mercado em Expansão
O mercado de trabalho para profissionais com expertise em IA no mercado editorial está em franco crescimento. As oportunidades abrangem desde editoras tradicionais em processo de transformação digital até startups inovadoras que desenvolvem soluções disruptivas para o setor
A Pós-Graduação em Produção Editorial com Inteligência Artificial é destinada a:
O curso oferece os seguintes diferenciais:
Ao final do curso, os alunos estarão aptos a:
A Pós-Graduação em Produção Editorial com Inteligência Artificial tem como objetivos:
Geral:
Específicos:
A Pós-Graduação em Produção Editorial com Inteligência Artificial será ofertada na modalidade a distância, com carga horária total de 360 horas, incluindo o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso.
O curso está estruturado em dois grandes módulos. O módulo de produção editorial é focado nos processos editoriais tradicionais – edição de texto, produção editorial, revisão e preparação de texto entre outras.
E o módulo de inteligência artificial aplicada à produção editorial traz aplicações específicas da inteligência artificial para o contexto editorial, mostrando ferramentas, métodos e estratégias que podem ser usadas para melhorar a produtividade, a qualidade e o alcance do trabalho editorial. Apesar de possuir um foco maior na prática traz em cada disciplina amplo fundamento teórico do funcionamento das ferramentas e metodologias de modo a suscitar nos alunos a autonomia para poder continuar aprendendo novas ferramentas e novas metodologias de aplicação da IA na solução de problemas concretos.
Módulo de Produção Editorial
Módulo de Inteligência Artificial aplicada à produção editorial
Módulo de Produção Editorial (180 horas)
Módulo de Inteligência Artificial aplicada à produção editorial (180 horas)
Estrutura das Disciplinas
Procedimentos de Avaliação
A avaliação da aprendizagem na Pós-Graduação em Produção Editorial com Inteligência Artificial será processual e contínua, considerando o desempenho individual e em grupo do aluno ao longo do curso. Os instrumentos de avaliação serão diversificados e poderão incluir:
A Pós-Graduação em Produção Editorial com Inteligência Artificial é autorizada pelo Ministério da Educação. O diploma será emitido pela Faculdade LabPub.
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
José Fernando se descreve como empreendedor, pois, na essência, é isso que ele faz: empreender com iniciativas inovadoras como a Booknando, especializada em publicações digitais, e a Volyo Audiobooks, startup de audiobooks impulsionados por inteligência artificial que recebeu aporte financeiro da EMPRAPII, do SEBRAE e do CESAR, centro de inovação de Recife. Sua formação acadêmica é ampla e variada, abrangendo desde um bacharelado em Teologia e estudos bíblicos até uma especialização em design instrucional e um MBA em Tecnologia para Negócios: AI, Data Science e Big Data complementada por uma certificação internacional EXIN BCS Artificial Intelligence Foundation e uma certificação EXIN Information Security Foundation baseada na ISO IEC 27001, além de vários outros cursos menores na área de IA e tecnologia. Com mais de quinze anos de experiência no setor editorial, adquiriu um conhecimento aprofundado sobre publicações digitais e o mercado editorial brasileiro. Deu aulas como professor convidado de introdução à filosofia, sociologia e ética profissional, mas sobretudo se considera um ávido aprendiz, com um fervoroso apetite pelo conhecimento, convencido de que estamos vivendo uma era sem precedentes de acesso à informação. Suas habilidades técnicas incluem design de interface, experiência do usuário (UX), design web, programação em Python e segurança da informação. É apaixonado por apoiar empresas e profissionais a se adaptarem à era digital de maneira segura e eficiente, com um foco especial nas oportunidades que a inteligência artificial pode oferecer. Ministrará as disciplinas de Ferramentas de IA no contexto editorial e IA na Produção Gráfica, Diagramação, Impressão e Digital.
Em mais de duas décadas de trajetória profissional, liderou uma centena de projetos de inteligência em negócios, marketing e comunicação para agências, consultorias, startups, e organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Hoje, atua como consultora independente, professora, mentora e palestrante, e integra, como líder de negócios, a rede da Organica, aceleradora de startups e grandes empresas. Iniciou sua atuação no mercado editorial quando assumiu a gerência de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há mais de dez anos dá consultoria para editoras, livrarias, autores e outras empresas do setor, fomentando sempre a bibliodiversidade e a sustentabilidade financeira. Entre os clientes atendidos, destacam-se Carambaia, Ercolano, FTD Educação, Instante, Grupo Autêntica (Gutenberg, Vestígio e Yellowfante), Grupo Ibep, Nacional, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo, VR Editoras, Livraria Martins Fontes Paulista, os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha, e Pormenores Revisão. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).
Atua há mais de 15 anos no mercado editorial; iniciou sua carreira como revisora – algo em que nunca deixou de atuar –, mas já transitou por quase todos os papéis editoriais (e alguns não editoriais). Foi produtora editorial, editora de aquisição, além de ter atuado em marketing e área comercial. Já realizou trabalhos para diversas editoras, dentre elas FTD, Saraiva, Novo Século, Autêntica. Trabalhou com diversas linhas editoriais: ficção, negócios, medicina, direito, não ficção. Graduada em Letras – Português e Linguística pela USP, pós-graduada em Revisão de Textos pela PUC, com MBA em Book Publishing pelo Instituto Singularidades.
Gabriela Dias é consultora em conteúdo multiplataforma, IA e inovação com graduação na ECA-USP e especialização na Yale University (EUA). Como editora, esteve à frente de finalistas do Jabuti e coordenou de livros juvenis a enciclopédias. No digital, vem cocriando projetos inovadores como Stryx (um chatbot escolar) e lançando iniciativas como o aplicativo Rio de Machado. Atua também como autora de didáticos sobre educação digital.
Natural de Buenos Aires, Argentina, atua na área de tradução de games há mais de 10 anos. Entre cursos presenciais e EaD, já conta com mais de 1.000 alunos. Horacio participou como professor na Escola Brasileira de Games, Escola de Tradutores, PROFT, Quijote, Translators 101, e é um dos criadores do Supercurso de Tradução de Jogos: digitais e analógicos, em parceria com a Rook Traduções. Foi sócio fundador do estúdio de games, Tlön Studios, e lançou o jogo Soul Gambler na loja Steam. O jogo vendeu mais 20 mil cópias em apenas um mês. Sua experiência com tradução é variada – tendo realizado traduções literárias e técnicas. Seus projetos de tradução mais recentes foram os games Odallus: The Dark Call, Sword Legacy: Omen e Josh Journey: Darkness Totems. Além disso, Horacio atua a mais de 15 anos no mercado editorial, começou em 2007 como livreiro na Livraria Cultura. Livreiro por vocação e apaixonado por tecnologia é um entusiasta das mídias digitais. Já desempenhou diversos papéis em empresas da área de Economia Criativa. Tornou-se uma das referências do mercado brasileiro na venda e marketing de livros digitais com seu trabalho na Bookwire Brasil, a maior distribuidora de livros digitais e audiobooks do Brasil. Trabalhou como consultor na UmLivro (Meta Brasil), empresa pioneira no modelo de impressão sob demanda. Em 2018, criou a editora Tacet Books, um projeto editorial inovador com obras inéditas a partir de conteúdo em domínio público. A editora já possui mais de 1000 livros digitais e 69 livros impressos. Por meio da Negócios Literários, Horacio desenvolve cursos nas áreas de marketing, tradução de games e oferece consultoria para editoras e autores independentes.
Eduardo Acquarone é um jornalista com mais de 30 anos de experiência em inovação em mídia. Trabalhou em veículos nacionais e internacionais como CBS News, Reuters e TV Globo. Em 2008, criou o projeto Globo Amazônia, finalista do Emmy Digital, que gerou 55 milhões de protestos virtuais contra o desmatamento. Atualmente, é doutorando em Mídias Digitais pela Universidade Nova de Lisboa, pesquisando jornalismo imersivo. Foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism e fundou a Flying Content, empresa que combina jornalismo com tecnologias avançadas. Em 2023, codirigiu “Dona Maria: Direitos Violados”, um curta em 360 graus que integra jornalismo, IA e impacto social. Em 2024 gravou o documentário “Cidade Afundada”, ainda inédito, com uso de fotogrametria e Realidade Virtual.
Psicanalista em formação, fez filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, universidade na qual também cursou o mestrado em filosofia contemporânea, com estudos sobre a psicanálise na obra de Michel Foucault, sob a orientação de Salma Tanus Muchail. É editor e sócio proprietário da Parábola Editorial, editora especializada em Letras e Linguística. Atua também como tradutor, com mais de 80 obras traduzidas.
Formada em Editoração pela ECA-USP, trabalhou por 8 anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras. Há dois anos colabora na produção editorial da Edipro, e nesse período supervisionou mais de 50 obras de segmentos diversos: literatura, ciências socias, filosofia, interesse geral e infantil; além de coordenar a recente entrada da editora no livro digital.
É advogada, mestre em direito, pesquisadora e docente de cursos de pós-graduação na área de Propriedade Intelectual (Direitos Autorais, Marcas, Patentes), Tecnologia e Inovação. Membro da ABDA (Associação Brasileira de Direito Autoral). Foi Diretora Cultural da Associação Paulista de Propriedade Intelectual (ASPI) e faz parte do Conselho Fiscal e Consultivo da associação. Autora de artigos e capítulos de livros e coordenadora de obras sobre Propriedade Intelectual, Tecnologia e Inovação. ID Lattes: 4172148015135752